segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Jesualdo "O Inventor"



Jesualdo Ferreira, actual treinador do FCPorto, entre muitas qualidades e hobbies para si reconhecidos, encontrou um novo.. Ser Inventor!! Porque a arte de inventar é quando um homem/mulher quiser, não escolhendo géneros, classes sociais e idade, não precisa ser inato nem "sofrer" influências do mundo exterior, precisa isso sim de muita coragem, cegueira e muita dose de palhaçada para ir prá frente! Ora, reportando-me a esta estranha mas complexa concepção de como ser "Inventor", e após estudar muito o assunto, cheguei à brilhante conclusão que, com estas características atrás enunciadas só existe uma pessoa capaz de concentrar em sí todas estas qualidades.. Sim, é essa pessoa que estás a pensar! Jesualdo Ferreira "O Inventor"!

A idade é um posto, é o que se diz muitas vezes por aí, e parece que em Jesualdo tem um efeito ainda mais sério que aquele que talvez lhes queiramos atribuir.. Este homem põe em cheque pessoas como Da Vinci, Miguel Ãngelo, Marconi, Edison, etc.. Ora eu explico.. Enquanto que estes senhores, considerados génios, desenvolviam teorias, aplicavam os seus conhecimentos, recolhiam os frutos e muitas vezes tropeçavam no seu próprio refogado intelectual, não deixavam que contratempos os desmoralizassem (penso eu) e começavam e começavam, tudo de novo, vendo os erros e encontrando soluções, ou seja davam a volta e seguiam um outro caminho quando não era possível certo aspecto.

Mas Jesualdo Ferreira não é assim!! Penso eu, ter revolucionado toda a questão da invenção.. Se não vejamos: Porque decidi estar mais atento as atitudes e comportamentos da equipa técnica portista, encontrei ate ao presente momento, inúmeros malabarismos protagonizados por mister Jesualdo. Se repararem, esta época, todos os jogos perdidos pela equipa azul e branca deveu-se a mudanças no esqueleto táctico da mesma. Casos como Chelsea, Nacional e Sporting são provas disso!! Ora, se os dragões fazem um grande jogo da bola em 4-3-3, dando espaço e liberdade de movimentos tanto a Quaresma como a Lisandro, colocando um ponta de lança na frente, jogando no meio com Lucho, Paulo Assunção e Raul Meireles e atrás com Fucile, Bruno Alves, Pedro Emanuel e Bosingwa fechando com Helton, não percebo o porquê de inventar sempre em alguns jogos pontuais!! Como é o caso dos atrás enunciados.. Mais recentemente o caso de Alvalade é também prova disso.. Mudou o sistema táctico, passando de 4-3-3 para 4-4-2. Resultado: Perdemos por 2 bolas a 0. Teve muita felicidade no jogo o SCP, mas não há justificação para tais malabarismos na equipa!! Enfim! Agora no jogo frente ao Leiria foi um autêntico "banho" de bola, em 4-3-3, com a introdução de Farías a ponta de lança..

Serei o único a ver isto? Tenho a certeza que não!! Já teve outras situações em que mudou o sitema e o resultado não foi positivo, então é porque não dá óhh Jesualdo!! Pessoalmente gosto do 4-4-2 mas o meu FCP joga que ate dá gosto de ver em 4-3-3!!

Quiseste marcar o mundo da bola com as tuas invenções, e foste tu que insististe no FCP 4-3-3, mas esquece as invenções!! Não és muito bom a inventar!! Outros o são, o senhor não!

É também graças a sí que o meu fantástico FCP está na posição que está, portanto apartir deste último jogo (contra o Leiria) não invente que a gente fica contente!

P.S: Parece ou não um gd inventor naquela foto hein?

4 comentários:

joão martinho disse...

caro amigo,

sabes bem que um inventor é alguém que inventa coisas; um inventor faz da invenção a sua vida e é por isso que se diz que "só inventam".

há dois tipos de inventores: os inventores reconhecidos e os inventores desconhecidos. os primeiros são reconhecidos por terem inventado algo importante e necessário, os segundos ninguém conhece porque nunca conseguiram fazer-se conhecer; os primeiros passam ou passaram a vida a inventar até que finalmente inventam algo que funcione e preste, os segundos passam ou passaram a vida a inventar coisas inúteis; os primeiros têm estátuas, bustos ou nomes de ruas, os outros passam a vida sem dinheiro nenhum.

o jesualdo inventou a fórmula de vencer, mas não consegue ficar-se por aí. está nas veias dos inventores; a invenção é a vida deles. a sorte do porto é que além da vitória só há a derrota e o empate, porque se assim não fosse, o porto arriscava-se a bem pior: um quaresmenstein, ou assim.

Vitor Andrade disse...

Loool. Bem visto! Bem analisado caro amigo :)

Todavia, a forma de vencer do Jesualdo não é dele, no que respeita ao Porto, pelo menos.. É algo da casa, que não arrefece nem esmurece!!

Jesualdo é um treinador conhecido que como inventor é desconhecido porém quer ficar conhecido!! As invenções dele dão bom dinheiro, porque mesmo que sejam um porcaria continua a ganhar o seu dinheiro.. Ele inventa muitas asneiras.. E dessas nem o menino Jesus se importa! Enfim!

Já temos um Harry Potter no Porto, a propósito hehehe

Aquilo que eu tolero num treinador e em toda a gente, são os seus devaneios ou estados de ausencia que os transporta por um outro mundo longe do nosso. Isso nem se põe em questão. Agora no caso de Jesualdo ele parece levar o hobbie da invenção demasiado a sério! Lol. Ajudou a formar uma equipa que não era sua e deu-lhe titulos.. Tem a possibilidade de cometer devaneios, como qualquer outro inventor até, mas no caso dele, basta!! Uma coisa são devaneios esporádicos outra é a consistencia que por vezes o mister confere a esses devaneios.. É um bom homem, passou por muitos grandes clubes em Portugal, tem curriculum, algum carisma, leves traços de líder e é um sonhador! Porque o sonho comanda a vida e o futebol é algo mais que a bola, o campo e os jogadores, espero que ele atine de vez!

Soube inventar, inventou bem, mas agora não precisa de se cansar mais.. A vida dele é a bola e concilia essa actividade como a invenção.. Possível hobbie que transportou em certa altura para o futebol lol.

Estou certo que o FCPorto será campeão e a verdade é que tenho de agradecer ao Sr. Jesualdo por mais um campeonato :) Tem toda a minha estima e consideração, mas mais invenções daquelas que mencionei? Não Obrigado!

Zé Nuno disse...

Boa noite!Ele inventa e não se tem nada muito bem,quer dizer tem se dado mal...lol. Nós (portistas) não queremos que ele continue mas ele tem essa necessidade!

Agora a sério eu quando vi a formação contra o Sporting estava com uns colegas e comentei "Que cagão!A 14 pontos e joga-me assim neste sistema táctico?". Mas minutos a seguir consegui perceber que o que estava na cabeça dele é que ia reforçar o meio campo para tentar controlar o jogo, visto que o Sporting normalmente joga com quatro homens lá posicionados. Foi bem pensado mas mal executado pois os jogadores do Porto não estão habituados para jogar nesse sistema táctico. Notava-se que não sabiam o que fazer à bola no meu campo e quem marcar sem bola. Estava gente a mais naquele meio campo.

Mas tirando isto estou a gostar do seu trabalho,principalmente da introdução lenta de jovens jogadores na equipa principal.Quanto ao resto já se sabe..Vamos ser tricampeões!!!

Abraços e continua...

Helena Antunes disse...

Sinceramente acho que estás a dar ao Jesualdo mais valor do que aquele que ele realmente tem. Tudo bem que o Porto tem uma boa equipa e vale pelo colectivo. No entanto, muitos jogos são ganhos graças a algumas individualidades. A meu ver o Porto andava a jogar melhor a época transata que esta época, contudo, esta época leva mais pontos.
O Porto a época passada valia-lhe o Quaresma, o Lucho.. Esta temporada, mais uma vez, o Quaresma e ainda Lisandro, agora o Farías. Muitos jogos o Porto não faz exibições de encher o olho, no entanto basta um lance de génio de Quaresma (ou outro) e logo ganham o jogo. Muitos jogos ganhos sem mérito.