quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Opressão na Universidade do Minho

Opressão é pouco!! Devo dizer.
O Departamento de Sociologia da Educação da Universidade do Minho pressionou o professor Daniel Luís a encerrar dois blogues de humor que tinha na internet, por estes abordarem de forma sarcástica temas do quotidiano, que não poupava, por exemplo, professores e alunos.
O docente universitário explica, em entrevista ao "Comum*", que a direcção do departamento considerava desprestigiante a imagem que os blogues forneciam dele próprio, do departamento e, acima de tudo, da universidade.
Daniel Luís revela que "foi proibido de participar em eventos ligados ao humor, apesar dos blogues serem um hobbie". O acatar da decisão é justificado pelo receio de perder o emprego.
[J.N]
(*Comum: Jornal dos alunos do curso de Ciências da Comunicação)
Na minha opinião, penso ser uma atitude lamentável por parte da direcção do departamento, e esses sim, rotularam com esta atitude a imagem do departamento e da universidade, como desprestigiante! Ora se todos tivessem a atitude destes senhores o humor de muita gente, o seu sentido crítico, como o caso de alguns sketch's dos Gato Fedorento e por aí fora, passaria a estar limitado a uma "máquina" de censura, como no tempo da ditadura que espremia tudo o mais que podia!! Uma vez mais, a bela democracia que muitos cantam aos cantos do nosso país, e que eu defendo, fica infelizmente reduzida a nada com atitudes destas.. Claro que a direcção pode alegar que, uma instituição como a Universidade do Minho fica desprestigiada quando atitudes como estas são "executadas" pelos seus funcionários, mas a meu ver não percebi porque fica desprestigiada. Ter um funcionário com blogs de teor humorístico com referências à sua instituição de trabalho não é negativo, é antes mais um sinal de "liberalismo", de livre opinião e de liberdade. Todavia, isto em teoria, porque na prática não há tanta liberdade de opinião assim como se pensa! Este é um caso notório.
Desconheço, contudo, o conteúdo exacto dos Blogs do professor Daniel Luís, mas daquilo que pude ler da sua entrevista, concluo que a atitude da direcção do departamento denuncia uma clara opressão sobre o seu colaborador, sob a forma de censura..
Chegámos a um ponto muito delicado na tão respeitada democracia, em que alguém é coagido a tomar uma atitude/posição para não sofrer as consequências, da não realização desse acto (retirar os blogs no caso e mais).

Mas não terá acontecido isto mais vezes? É o primeiro caso?
Claro que não!

Pena é que, uma atitude destas passa impunemente com claras violações à liberdade de expressão e de opinião do professor visado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Hmmmmm, tanto quanto me pude aperceber a sua veia humorística nao era expressa só através de blogue mas também nas suas aulas. Durante estes achaques Daniel Luís caricaturava determinados sectores sociais como p/ ex homossexuais. É lógico que isto é extremamente embaracoso para a UM. Além disso nao tem publicacoes sob forma de artigo científico (que eu saiba) ao fim de 6 anos de doutoramento. Nao interessa se há mais pessoas nestas condicoes, já que manifesta uma grande incompetencia e desleixo.