sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

O país doente..


A Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES) alertou ontem, em declarações no seu sítio da Internet, para um "mal-estar" na sociedade portuguesa que, a manter-se, poderá originar uma "crise social de contornos difíceis de prever."

A SEDES procurando explicar este crescente fenómeno, enumerou as principais causas para esta situação, que passam:
  1. pela cada vez maior descrença nos representantes partidários;
  2. a mistura de alguma comunicação social sensacionalista com uma aparente justiça ineficaz;
  3. o aumento da criminalidade violenta e o consequente sentimento de insegurança por parte dos cidadãos, etc..
Alertando para o aumento destes fenómenos, que provocam um sentimento de mau estar difuso que alastra e mina a confiança essencial á coesão nacional, SEDES termina rematando: "Em geral o Estado, a esfera formal onde se forma a decisão e se gerem os negócios do país, tem de abrir urgentemente canais para escutar a sociedade civil e os cidadãos em geral. Deve fazê-lo de forma clara, transparente e, sobretudo, escrutinável. Os portugueses têm de poder entender as razões que presidem à formação das políticas públicas que lhes dizem respeito."

[SEDES]

Um grave problema social, que a não ser devidamente apreciado e estudado, poderá ter como refere SEDES, um cada vez maior sentimento de mau estar e desconfiança no país!! Esta situação não é nova, é algo que se arrasta desde à muitos anos para cá.. Atrever-me-ia a referir que, desde o 25 de Abril.. Este fenómeno de mau estar é provocado sobretudo pelo afastamento crescente dos portugueses pela politica e pelos seus governantes. Mas é também um problema civilizacional, de consciência social, moral e ética.. Não podemos dizer que o aumento da criminalidade violenta é fruto da desacreditação no poder politico!! Isso seria reduzir o problema a nada!! Mas é solução para o problema uma maior abertura do mundo politico (quando digo mundo politico refiro-me a todo o governo e partidos políticos) à sociedade civil! É imperativo que essa situação aconteça! "Não há nada pior", na minha opinião, de que a descrença num líder, no nosso mensageiro, no nosso zelador!! Se é o nosso guia, nós o seguimos, porque acreditamos nele, se ele nos mente, omite e nos tapa os olhos que havemos de fazer? Se a pessoa que nos lidera nos traí? De facto, isto não reflecte bem a situação no nosso país, porque isto é extremista e ainda não chegamos a isso, mas com o acentuar dos malabarismos políticos o mau estar social conhece outros contornos. Ora isto para dizer que a mudança necessária tem de partir de dentro e não de fora!! Tem de partir do aparelho politico e não dos cidadãos, numa primeira instância é claro! Para confiar é preciso sentir que algo é confiável.. Que dizer quando um ministro faz e acontece com determinada situação e depois sai do governo e passado uns tempos ocupa um lugar nessa mesma situação? Neste momento o país trava uma guerra social sem precedentes, onde reina a especulação, os grandes capitalistas, os grandes interesses em detrimento da verdade e da honestidade! Desde as derrapagens da construção da empresa X à elaboração de contratos favoráveis por de baixo da mesa com a empresa Y.. Vemos constantes atropelos à constituição, as directivas da UE, etc.. Tem de haver mudança!!

Mas importa não confundir a publicação deste documento pela SEDES com o desempenho positivo ou negativo do actual governo! Porque isto é um problema situado num espaço e num tempo que não é de agora. O problema é que este governo apesar de inovar em certos aspectos, continua a politica dos seus antecessores.. Nada muda!! A politica é um espaço reservado a elites onde o cidadão comum muito dificilmente entrará!!

Um ex: houve e há uma polémica muito grande em relação aos ordenados da função pública que deveriam de aumentar de acordo com a inflação, mas tal não se sucedeu e pumba manifs e manifs.. E depois o governo faz um "finca pé" e não cede!! Mas vem os senhores da oposição.. Criticam e criticam, dizem tudo e mais alguma coisa.. Mas não fazem muito mais e depois vem esta notícia: Aumento dos ordenados dos deputados dos partidos políticos com assento no parlamento! E se pensam que 3500€ mensais (mais ou menos) é pouco, os senhores deputados acham que devem ter um aumento de acordo com a inflação como esta previsto na lei, mas por um momento esqueceram-se dos seus congéneres cidadãos.. Que ironia hein?? Ah e já para não falar dos subsídios (extras) que estes têm, acrescentando ao seu mísero ordenado.. E já para não falar que, é tudo muito bonito as manifs e tal ,todos temos o direito de manifestar, de fazer greves e tal, e a função privada? Pode? Claro que pode Vítor!! Oh não sejas assim, é um direito que nos assiste como cidadãos! Mas depois acontece algo muito engraçado, diferente da função pública.. O despedimento! O aumento dos ordenados? Existe?? De dez em dez anos para ai, não?!
Um aparte importante para a tentativa de explicação do mau estar nacional!!

Poderia estar aqui todo o dia a mencionar factos e factos, mas tal não irei fazer, porque se não fico sem dedos..

Aconselho todos, sem excepção a ler o doc. publicado pela SEDES.

Sem comentários: