terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Acordo Ortográfico: O que é?

É um acordo assinado em 1990 entre os sete países de língua oficial portuguesa de então que estabelece normas ortográficas, ou seja regras de como escrever palavras.

Importante reter:

- "O Acordo Ortográfico muda a grafia de certas palavras, a maneira como se escrevem, mas não altera a pronúncia de nenhuma palavra."

- "O Acordo Ortográfico não cria nem elimina palavras. Ele só tem a ver com a maneira como se escrevem palavras."

- "O Acordo Ortográfico não tem a ver com as variações de uso ou significado de palavras, mas sim com a maneira como se escrevem."

- "O Acordo Ortográfico não elimina em nenhuma palavra qualquer letra que se leia numa pronúncia culta da língua."

- "O Acordo Ortográfico não estabelece regras de sintaxe; tem a ver somente com a maneira de escrever as palavras."

- "O Acordo Ortográfico não interfere com a coexistência ou com as regras de normas linguísticas regionais."

  • Com o Acordo Ortográfico a grafia das palavras passa a ser regulamentada nos países de língua portuguesa por uma única norma.
Principais alterações introduzidas pelo Acordo Ortográfico em Portugal, países africanos de língua oficial portuguesa, Timor e Brasil.


Na minha sincera opinião penso que, de um modo geral, isto resume-se à sobreposição dos valores económicos sobre os valores culturais! A Língua Portuguesa é uma das línguas mais ricas do mundo, dela fazem parte mais de 300 mil palavras das quais 4800 irão sofrer alteração.. Entre as alterações mais caricatas saliento: Húmido - Úmido (com o novo acordo), Acto - Ato, Pacto - Pato, Director - Diretor, Acção - Ação, Protecção - Proteção, Baptismo - Batismo, Adoptar - Adotar. Todavia, não sei se pela mesma ordem de ideias a palavra Hospital passará a designar-se Ospital. Fica a dúvida.

Contudo, penso que este novo Acordo poderá trazer alguma da unificação perdida entre os demais países de língua Oficial Portuguesa, mas é um processo complexo e requer a participação de todos e não de alguns!! Deveria ter entrado em vigor este ano, mas tal não se sucedeu, aliás como 1994, portanto é certo que ainda não há "preparação" suficiente para a sua aprovação. Espero com isto que, se debata melhor este tema tão complexo e importante para Portugal e para todos os países de Língua Oficial Portuguesa, antes que se cometa alguma "asneira" cultural!

Para concluir, deixo uma pequena curiosidade..

Tanto os Estados Unidos da América como a Inglaterra têm em comum a mesmo língua, no entanto existem diferenças notórias a nível da língua entre os dois países, e pergunto: Existem acordos ortográficos entre os dois países?? Estão em curso? Estiveram em curso? Alguma vez se ponderou essa hipótese?? Também perderá o "h" - ipótese?

Sem comentários: