quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Terrorismo em Portugal? Mito ou Realidade


Nos últimos dias o tema do terrorismo ganhou maiores contornos com a denúncia por parte das autoridades francesas de supostos ataques terroristas a países da U.E. Ora não foram os únicos, visto à tempos, terem sido detectadas pelo centro operacional de Santa Margarida mensagens suspeitas, da qual se reportavam a acções de carácter terrorista em França, nomeadamente Paris! O aviso foi tomado em consideração, no entanto nada houve a registar. Quer isto dizer que, a ameaça terrorista paira no ar, mas mais importante, nas mentes das pessoas! Penso eu ser o objectivo principal deste novo terrorismo. Atacar alvos psicologicamente vulneráveis à sua acção. Causar o pânico imediato, destabilizando a paz e a ordem pré-estabelecida. Ou seja, criar um clima de medo entre as pessoas, em que não existem ataques reais, mas da qual todas as pessoas estão conscientes da sua possibilidade, o que provoca mau estar e um persistente sentimento de insegurança. Servem-se da memória dos ataques realizados já no decorrer deste século, para causar o medo! Todavia, este medo é reforçado com ataques pontuais e não sistemáticos!

A Ameaça chegou a Portugal.. Será? Fronteiras vigiadas, reforço da segurança nos espaços públicos com maior aglomeração de pessoas.. Será necessário? Bem, nunca fiando é certo, e já aprendemos que com o terrorismo a brincadeira não existe, mas não sei ate que ponto chegará a Portugal! Quer dizer, já chegou.. As pessoas sabem o que é o terrorismo, sabem dos ataques, quanto muito por aquilo que é veiculado pela comunicação social, e é nesse jogo psicológico que o terrorismo está a ganhar e a dar cartas. Sem sombra para dúvidas! Mas mesmo assim acho que se passam maiores atentados "terroristas" cá, do que aqueles que todo o mundo já ouviu falar! Falo das fugas ao fisco, offshores, situação dos tribunais, etc..

O novo terrorismo vive do protagonismo que a sociedade lhe dá pelo constante medo e receio que este lhes impõe. Mas não podemos fugir a isso! É um facto o terror causado pelas acções das actividades terroristas, sejam elas perpretadas pela Al-Qaeda ou por outra organização extremista. Mas também digo que, não acredito em todo o tipo e género de ataques terroristas.. Já houve tempos de entre-ajuda entre aqueles que defendem o "bem" comum aos ocidentais, e entre aqueles que supostamente são os percursores do mal! Portanto nada me admira neste mundo.. Mas isso fica para uma outra intervenção..

Em Portugal devo dizer que:

Os números do terrorismo (...) são tão absolutamente residuais que no relatório de segurança interna (RSI) de 2006 integraram a categoria do "segredo estatístico". "Quando os valores são iguais ou inferiores a 3, estes não são incluídos no relatório, por força das regras sobre o segredo estatístico."
Assim, no documento só consta um caso, de um suspeito terrorista apanhado numa operação em que o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) participou com organizações congéneres internacionais algures no mar entre o norte de África e a Europa, a operação Gate of Africa."

[Diário de Notícias]

2 comentários:

Helena Antunes disse...

Respondendo à pergunta que dá título a este post: acho que é realidade.

Vitor Andrade disse...

Sim!! Realidade cada vez mais próxima de nós!

Realmente é um facto.. Mas temos de lidar com isso e não fugir aos problemas! Se a ameaça é real temos de nos "acautelar".

Mas penso que, no nosso país a situação não é tão dramática como nos nossos vizinhos.. Mas, sendo eles nossos vizinhos nunca fiando!