sábado, 26 de janeiro de 2008

Cristóvão Colombo trouxe a sífilis para a Europa?!


O antigo descobridor terá trazido do continente americano uma bactéria que, por mutação, se transformou na doença venérea.

A tese não é nova, mas é a primeira vez que é utilizada a genética molecular na pesquisa da origem da doença sexualmente transmissível, também conhecida por "mal napolitano".

As conclusões, divulgadas na publicação norte-americana PLoS, partiram do estudo de uma equipa de investigadores da Universidade de Atlanta, que pesquisou 26 famílias da bactéria Treponema dispersas pelo mundo.

Os cientistas constataram que as mais próximas da sífilis, surgida na Europa em 1495, eram as encontradas na América do Sul, responsáveis pela framboesia. Esta infeccção, que ainda hoje afecta meio milhão de pessoas na África, na Ásia e na América do Sul, já existia nas regiões tropicais na Idade Média, mas sob uma forma geneticamente distinta.

A subespécie de bactéria na origem da framboesia, habituada ao clima húmido, teve de se adaptar ao clima temperado da Europa tranformando-se na subespécie portadora da sífilis, segundo os investigadores.

«A sífilis é um dos primeiros exemplos notáveis da mundialização, que constitui um factor importante do desenvolvimento das doenças», declarou à France Presse o biólogo George Armelagos, um dos responsáveis pela pesquisa.

[Ciberia]

Sem comentários: