terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Decisão polémica


Ontem, o tema do programa Prós e Contras da RTP, foi nada mais e nada menos que "Alcochete - As consequências da decisão!"

Na minha humilde opinião, penso ter sido um bom debate, na linha daquilo que a RTP tem vindo a conseguir com este programa de interesse público! E para a "conversa" foram convidados, Mário Lino - Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, o director do LNEC, Zita Seabra do PSD, Ângelo Correia, Henrique Neto, engenheiros, economistas, autarcas e representantes da Região Oeste, e Fátima Campos Ferreira como moderadora do debate.

Durante o debate, muitos foram os temas abordados e que expuseram de certa forma alguns mal-entendidos sobre a matéria da localização do novo aeroporto. O Sr. Henrique Neto - presidente (digamos assim) do movimento pró Ota, enalteceu o papel de certas entidades que pelo seu poder especulativo e conjugadas com outros factores, motivaram a decisão da transferência da localização Ota para a localização Campo de Tiro de Alcochete. Quando questionado pela possível existência de interesses de privados na Ota, Henrique Neto referiu que, lá também existem, mas em menor dimensão comparando com os interesses gerados pela alternativa mais a Sul, ou seja, na margem Norte prevalecem os interesses das PME's e no Sul os interesses das grandes empresas, tais como Lusoponte, o turismo crescente do Alentejo, etc.. O director da LNEC foi o incompreendido do serão, isto porque, nem com diversas leituras de excertos do relatório final, alguns participantes o compreenderam! Entre alguns ataques ao instituto que preside e ao relatório elaborado pela sua equipa, saliento o mais grave, protagonizado pelo Presidente de Câmara das Caldas da Rainha, defensor da Ota, quando este referiu que, muitas vezes são encomendados estudos tendo em vista a aprovação de certo processo, no caso o aeroporto em Alcochete, ou seja, friamente, um estudo viciado! Já Zita Seabra, preferiu argumentar contra a governação socialista, e que na minha opinião não trouxe nada de novo ao debate, mas lá foi dizendo que concordava com a nova localização! O sr. Ministro Mário Lino, defendeu-se das criticas e apresentou as justificações para a nova localização do aeroporto, apoiadas pelo relatório do LNEC e pelo seu presidente. De salientar também, a participação no debate de dois históricos da aviação civil nacional, na qual mostraram satisfação pela nova localização, devido a questões de segurança, essencialmente.
Alguns economistas presentes no debate reforçaram a necessidade de construção de um aeroporto de grandes dimensões e com grandes possibilidades de expansão que catapulte o país para um progresso económico-social sustentável e eficiente para os próximos anos.

Apesar de haver agora um tempo para a realização de testes e relatórios sobre a sustentabilidade ambiental da nova localização, o facto é que já há uma decisão.. E hoje, reúnem-se como o Sr. Primeiro Ministro alguns membros do movimento pró-Ota tendo em vista certo tipo de compensações pelos anos "perdidos" com o arrastamento da decisão final e que durante longos anos apontava Ota como a localização ideal!!

Na minha opinião, Alcochete é uma boa localização, ganha em muitos aspectos à Ota!! Ainda não li o relatório do LNEC que se encontra na página: http://www.moptc.pt , mas tenciono dar lá um saltinho.. Só depois poderei fazer um justo comentário.. Mas sempre vou dizendo que, Ota Jamais!! Lol. Perde claramente para o campo de tiro de Alcochete, e não convém muito que daqui a poucos anos só a TAP esgote o NOVO aeroporto, como tantas vezes é veiculado pela comunicação social! Precisamos de uma obra de engenharia de grande nível e que dure por muitos e longos anos!

Se quiseres ver um pequeno excerto do debate de ontem, vai a: http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=319730&tema=29


Sem comentários: